A Patela fimes é um coletivo que foi fundada em 2020 pelo ator e pesquisador corporal Robson Vieira, com a proposta de realizar criaçãos audiovisuais em coletivo.
O Coletivo teve como primeira experiência o curta metragem "SELMA NÃO ESTÁ", realizado na cidade de Belo Horizonte no período da pandemia do novo corona vírus e que tinha como mote os conflitos que viviamos naquele momento, mas com uma pesquisa na comédia. O Curta circulou por diversos festivais e em breve estará disponível para toda a rede.
Já em 2021 o coletivo realiza seu segundo trabalho o curta metragem "HORIZONTE", um drama distópico em que a personagem se encontra em uma espiral de acontecimentos dentro de sua casa, que o impedem de se levantar. Drama que vivemos no período pandemico e que muitas vezes nos colocou em uma situação de paralisia completa. O curta que ainda em 2024 circula por festivais teve sua estreia no projeto Café com Cinema da Cia Pierro Linar da cidade de Belo Horizonte.
Em 2022 o coletivo que agora finca sua sede em Arraial D'Ajuda distrito de Porto Seguro, começa uma pesquisa de novos membros e parceiros e para isso realzia um experimento audiovisual a partir do roteiro de uma Web Série chamada "O PORTÃO", que está em processo de criação continua.
No final de 2023 A Patela Filmes é agraciada com a Lei Paulo Gustavo, através de seu fundador Robson Vieira, no edital da cidade de Porto Seguro e realizará seu quarto filme com roteiro e direção de Robson. O "Pitinga" curta que será rodado inteiramente na cidade de Porto seguro, com locações nas praias paradisiacas de Arraial D'Ajuda tem previsão de captação no mês de abril deste ano.
A Patela Filmes segue ajudando a contruir para criação de um solo fértil para a produção e difusão do cinema, no extremo Sul da Bahia, reailizando seus projetos e auxiliando outras e outros realizados.
Curta-metragens
Realizado em 2020
Filme realizado em 2021
Curta aprovado pela Lei Paulo Gustavo